O poder da abstração: desafios técnicos e culturais do “Ops” para o DevOps

Quem se lembra como era o mundo “Ops” nas décadas de 90 e 2000? Servidor, storage, no-break, fita DAT… os sistemas eram físicos e “palpáveis”, já que estavam ali, presentes, demandando a atenção operador, faziam barulho, piscavam luzinhas e precisavam de manutenção e limpeza. De 2010 pra cá, contudo, muita coisa tem mudado nesse sentido.

Senão, vejamos: primeiro, veio a virtualização. Digamos, uma primeira camada de abstração. Em seguida, veio a segunda camada: a chamada “orquestração de virtualização”. Algo bem diferente e um tanto mais abstrato que a primeira. E foi então que surgiu…a cloud. Quem seria capaz de imaginar tamanho nível de complexidade de abstração, onde a nuvem passa a entregar praticamente todos os serviços anteriores em apenas alguns cliques ou comandos nas APIs? Mas, ainda não parou por aí.

Atualmente vivenciamos uma enxurrada de novas ferramentas e conceitos: Docker, Container, Kubernetes, Serverless. “Muita gente se perdeu nesse processo e simplesmente desistiu”, brinca Daniel Requena, Engenheiro DevOps na Mandic-Rivendel. “Mas o que essa abstração trouxe para a área de Operações (Ops)? Eu gosto de dizer que é a democratização tecnológica, porque basta ter uma conexão com a internet para acessar um data center virtual. Não há mais a limitação física de precisar ter seu próprio data center, e isso possibilitou um monte de novos negócios”. (Não por acaso, DevOps caminha junto com conceitos importantes como Lean Thinking e Lean Startup).

Palesta no TDC

Desafios técnicos e culturais do OPS para DevOps e o poder da abstração

Requena palestrou no segundo dia do TDC São Paulo, abrindo o palco Stadium, com uma reflexão bem-humorada sobre os desafios técnicos e culturais que (ainda) permeiam sysadmins x Ops x Dev x DevOps. Seja qual for a sua especialidade ou grau técnico de instrução, uma coisa é certa: a abstração também já se estende ao currículo profissional, por isso é cada vez mais importante saber analisar um sistema de arquitetura web moderno, compreendendo seu funcionamento, e principalmente, sabendo tomar decisões a respeito. “As vagas disponíveis no mercado hoje em dia pedem conhecimentos em ferramenta de automação, de processo, de desenvolvimento de software; o foco voltou-se totalmente para a aplicação, seja na resiliência, arquitetura, ciclo de vida, CI/CD, QA”, explica Daniel Requena.

Qual seria então o desafio do Dev atual? Na visão dele, seria basicamente buscar desapegar-se mais das ferramentas para focar-se mais em uma visão SRE de desenvolvimento de sistemas. E o desafio do Ops? Aproveitar o grande conhecimento técnico que possui, e a facilidade de aprender, engajando e compartilhando com outras equipes – de Devs. Requena acredita que os desafios culturais, e não os técnicos, sejam os mais difíceis na transição para o DevOps.

Mas isso aqui é só uma pincelada do que rolou na palestra dele. Se você não foi, perdeu. Mas poderá conferir no webinar gravado ou mergulhar nas referências abaixo:

Webinar

Para conferir o conteúdo você poderá assistir o webinar: “O poder da abstração: Desafios técnicos e culturais na mudança de paradigma de OPS para DevOps” realizado pela Mandic Cloud.


Do OPS para DevOps  - Webinar

 

Referências

Mas isso aqui é só uma pincelada do que rolou na palestra dele. Se você não foi, perdeu. Mas poderá mergulhar nas referências abaixo:

What is abstraction/information hiding?
http://www.cs.cornell.edu/courses/cs211/2006sp/Lectures/L08-Abstraction/08_abstraction.html

I, Pencil: The Movie


Livro Site Reliability Engineering (leitura online free)
https://landing.google.com/sre/book.html

Relatórios sobre o “fim iminente da parte de operações” são muito exagerados
https://www.rundeck.com/blog/reports-of-the-impending-demise-of-ops-are-greatly-exaggerated

O poder da abstração” (de onde o palestrante se inspirou para o nome da talk)

Coleção de palestras técnicas, artigos e links da Web sobre Sistemas Distribuídos, Escalabilidade e Design de Sistemas
https://github.com/Developer-Y/Scalable-Software-Architecture

Livro “Modern Operating Systems
https://www.amazon.com.br/Modern-Operating-Systems-Andrew-Tanenbaum/dp/013359162X

The True Story of the Internet: Browser Wars

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.