Desafios de plataformas de nuvem pública

Desempenho e escalabilidade: fatores fundamentais

 

Desempenho e escalabilidade são fatores fundamentais em qualquer ambiente de servidores baseado em nuvem e um dos grandes desafios das plataformas de nuvem pública é o de endereçar adequadamente estas questões.

Frequentemente relacionadas a baixo ou limitado desempenho de acesso ao disco, as plataformas cloud públicas em geral possuem a arquitetura tradicional que permite o escalonamento horizontal, ou seja, a criação e disponibilização de máquinas virtuais que absorvem a demanda extra não suportada pela estrutura atual.

Esse modelo de escala pode ser aplicado, por exemplo, em operações que envolvam servidores virtuais de websites. Neste caso, um site que suporta no máximo 1.000 visitas simultâneas pode escalar horizontalmente sua capacidade e criar novas instâncias virtuais para mais 1.000 ou 2.000 visitas e assim sucessivamente.

No entanto, o modelo de escalonamento horizontal não funciona adequadamente em aplicações que, por exemplo, executem banco de dados Microsoft SQL Server e, que ocasionalmente, necessitem de mais capacidade de acesso ao disco, seja por conta de um pico de processamento ou o fechamento de folha de pagamento em um ERP. Nestes casos, seria necessário ter o banco dividido, balancear acessos às tabelas etc. A mesma regra vale para todos os sistemas que não tenham sido desenhados para o escalonamento horizontal.

Diante deste cenário, para aproveitar todos os benefícios que uma plataforma em nuvem proporciona, é necessário, na maioria dos casos, reprojetar o sistema, o que envolve gastos extras, riscos relativos a desenvolvimento e homologação do projeto. O resultado disto é que vários sistemas que poderiam usufruir dos benefícios e das vantagens da nuvem permanecem legados por conta da indisponibilidade de plataformas em nuvem que garantam o desempenho necessário e que enderecem adequadamente os riscos relativos a gargalos de disco.
 

Plataforma de Computação em nuvem Mandic

Plataforma Cloud de alta performance
Performance: Um Importante Aspecto da Plataforma Cloud

A Mandic Cloud direcionou todos os seus esforços de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de desenvolver uma plataforma de nuvem inteligente, que se adapta às aplicações e sistemas das empresas, o que elimina custos e riscos relacionados a reprojetos e proporciona grandes ganhos de performance.

O resultado é uma plataforma de nuvem robusta, 100% nacional e que garante aos usuários os seguintes benefícios:

  • Vantagens da nuvem: custos competitivos, escalabilidade, elasticidade, disponibilidade, ativação descomplicada etc.;
  • Redução de gastos de reprojeto: não requer reprojeto de sistemas e operações, a plataforma se adapta às aplicações e não o contrário;
  • Eficiente: executa todos os sistemas e projetos independente da finalidade (ERPs, CRMs, e-commerce, portais etc.);
  • Solução local: 100% hospedada no Brasil e conectada aos maiores backbones brasileiros, para apresentar a menor latência de rede possível;
  • Desempenho superior: performance superior às outras plataformas de nuvem do mercado nacional e até mesmo servidores dedicados.

 

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.