Migração de ERP: Cloud certo faz ERP mais rápido

Os CIOs, CFOs e gerentes de Infra de TI já sabem de longa data: os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) são a dor de cabeça imprescindível de qualquer empresa.

Primeiro, devido à implementação, que é normalmente demorada e demanda muita customização, pois poucas empresas possuem todos os seus processos perfeitamente mapeados. E isso não é luxo particular do ERP “a”, “b” ou “c”, qualquer ERP será tão ou mais difícil de implementar quanto menor a documentação, mapeamento e aderência da empresa aos seus próprios processos.

Aliás, é bastante natural que a implementação do ERP marque o momento zero de “arrumação” da empresa. E é por isso que TODA implementação de ERP gera complicações. Evidente que com o parceiro e sistema certo, a coisa tende a fluir com mais facilidade.

Segundo, é que depois de implementado vem a obrigação de manter rodando com alta performance e estabilidade. Qualquer falha no acesso ou lentidão impacta diretamente a produtividade da empresa. E os clientes internos (os colaboradores) não perdoam. E aí o trabalho é contínuo.

Felizmente qualquer ERP pode ser melhorado alterando somente duas variáveis: I/O e CPU/RAM do banco de dados e latência da conectividade Internet. E aí entra como solução definitiva o uso do Cloud de alta performance.

Não importa o fornecedor, a versão ou tamanho do seu ERP, aumentando a capacidade do banco de dados fará com que a experiência geral no uso do ERP seja muito melhor. E o Cloud de alta performance permite experimentação, ou seja, pode-se aumentar a performance até o ponto correto, sem correr o risco de comprar equipamentos que não serão totalmente aproveitados ou podem ser inferiores ao que você precisa ou ainda ter que ficar migrando de máquina “x” para máquina “y” em algum Cloud não elástico.

Todo esse trabalho trará pouco resultado se não houver excelente estabilidade e performance no acesso à Internet, pois os usuários precisam ter excelente experiência de acesso (carregamento de telas, upload de arquivos, exportação de dados, navegação, etc), inclusive com a correta tecnologia aplicada, somente as telas trafegam pela Internet, garantindo a performance e a segurança. E com custo baixo! Assim, hospedagem no Brasil com super conectividade é imperiosa para o sucesso do projeto.

Outra economia de tempo e custo: o Cloud de alta performance permite o upgrade dos recursos sem precisar de migração de dados. Ou seja, nunca mais precisar migrar o ERP do servidor “x”, para o “y” e para o “z”! É migrar apenas 1 vez e esquecer.

O próprio ERP na Mandic roda no Cloud de alta performance desde a instalação e nunca nos arrependemos do resultado. Já precisamos fazer snapshots para aplicar versões novas, criar ambientes de homologação, aumentar a performance e não conseguiríamos nada disso sem estar em nosso ambiente de nuvem.

Veja um dos cases de cliente de ERP na nuvem com ganhos em agilidade, eficiência e compliance na prestação de serviços com o uso da nuvem para expandir sua atuação no mercado nacional, pagando apenas pelo que consome, sem desperdiçar recursos.

É a tecnologia Cloud mudando (para melhor!) a TI empresarial tradicional.

 

Relacionados

Perspectivas para adoção da nuvem híbrida

Como alinhar o modelo de entrega da cloud às prioridades da empresa

Transformação Digital: como garantir a jornada da sua empresa para a nuvem

 

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.



Serviços e Plataformas Cloud