Como aumentar a taxa de conversão do usuário de app?

Por Janderson Silva*

A maioria das pessoas que usam a internet atualmente para encontrar produtos, informações ou serviços, recorrem aos dispositivos móveis. De acordo com o relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria App Annie, os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular, em 2018. Isso nos colocou em 5º lugar no ranking global de tempo gasto com esses aparelhos. Para acompanhar esse comportamento, as empresas lançam novos aplicativos com o objetivo de fidelizar e captar novos clientes. Mas será que a forma atual de desenvolver apps é a mais eficaz? Vale a pena focar esforços no desenvolvimento de algo que será utilizado, na grande maioria das vezes, apenas uma vez?  

O foco das companhias, hoje, está voltado para o tráfego online, ou seja, busca por mais acessos, clientes, leads, entre outros indicadores de desempenho ( chamados de KPIs). Se você utiliza um aplicativo convencional, toda essa estratégia com foco no tráfego acaba perdendo o sentido, visto que o cliente chega até seu website por meio de um smartphone e lhe é oferecido um aplicativo para ser instalado. Só com essa ação clientes podem ser perdidos, pois muitos desistem de instalar o app seja pela morosidade do ato, ou por conta da internet 3G/4G limitada. Ou seja, por vezes, você acaba criando um entrave para o consumidor, ao invés de oferecer uma solução ou facilidade. 

Uma alternativa para melhorar a experiência do usuário no aplicativo, e não perder o tráfego, é a adoção da tecnologia Progressive Web App (PWA). Os aplicativos progressivos são páginas com aparência de aplicativos tradicionais, e trazem uma abordagem mais analítica. Essa aplicação tem por base três princípios: confiabilidade, rapidez e engajamento, e ao combinar os recursos do modelo regular com os benefícios da experiência móvel, oferece funcionalidades como o Push Notification, que proporciona o engajamento e o funcionamento em modo offline, que garante mais agilidade

Os aplicativos nativos ou tradicionais, são desenvolvidos para atender estruturas de dispositivos Apple, Windows e Android. Já o PWA, além de funcionar nos maiores navegadores, permite a acessibilidade de qualquer nível de usuário, do mais leigo ao avançado.

Ao introduzir essa tecnologia, você aumenta sua taxa de conversão, já que ao engajar o cliente em seus primeiros acessos você consegue oferecer uma solução que contemple os dados de sua jornada para otimizar o engajamento com notificações e notícias de acordo com o perfil usuário. Falando do ponto de vista do desenvolvedor, além de serem mais rápidos em sua construção e atualização, os Progressive Web Apps são mais econômicos, justamente pela otimização de tempo e resultado que oferecem.

*Janderson Silva é Coordenador de Engenharia de Sistemas da Mandic Cloud Solutions

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