Três formas eficazes de uso do Java

Uma pesquisa recente da Tiobe Index, empresa especializada em qualidade de software que analisou o mercado de TI até julho de 2017, apontou que o Java é a linguagem mais utilizada por desenvolvedores e programadores de todo o mundo.

Entre os diversos motivos responsáveis por esse resultado, a flexibilidade é – sem dúvida! -, um dos principais.

Neste texto pretendo abordar apenas algumas das melhores formas do uso do Java, uma vez que trata-se da linguagem base e com padrão global para o desenvolvimento de quase todos os jogos, aplicações, conteúdo Web, softwares corporativos, entre outros.

Testes com Java

 
Por meio da linguagem Java é possível realizar testes com frameworks que tornam o trabalho mais ágil e eficaz. Quando um sistema é criado, é necessário garantir que está rodando sem erros. Algumas aplicações em Java permitem que sejam feitos testes automáticos, indicando onde estão os erros – caso eles existam – tornando mais fácil a detecção do problema e sua solução.

Exemplo: quando se faz uma transferência bancária, é preciso garantir que o dinheiro passará de uma conta a outra. Por meio de códigos é possível evitar ocorrências que inviabilizem a transação. O Java auxilia nesse processo.

Desenvolvimento de aplicativos

 
A tecnologia Java também é muito utilizada para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Muitos celulares têm a capacidade de processamento igual ou superior a alguns computadores, suportando jogos e aplicativos. Aqui o Java entra como a tecnologia que disponibiliza recursos para o desenvolvimento de programas para diferentes plataformas (como Android e iOS). Por meio de softwares livres, fica mais fácil programar aplicativos nesse formato e com sistema operacional Linux.

Java para IoT

 
Por ser uma linguagem flexível e possuir uma grande variedade de bibliotecas API (interfaces de programação), a tecnologia Java é bastante utilizada para desenvolvimento IoT.

O Java é multiplataforma, ou seja, o mesmo aplicativo pode rodar perfeitamente em Windows, Linux, Android e iOS, por exemplo. Além disso, disponibiliza ferramentas que viabilizam o gateway, responsável pela possibilidade de navegação na internet por médio de rede interna.

Com o conhecimento dessas três usabilidades do Java – uma demonstração muito pequena dentre as muitas possíveis formas de aplicação da tecnologia – é possível entender porque é a linguagem mais utilizada pelos desenvolvedores no mundo. Por ser flexível e permitir o uso em qualquer plataforma, se torna atraente e estratégica para a criação tanto de projetos simples quanto os mais robustos e complexos.

Por Everton Tavares, arquiteto de Software da Mandic Cloud Solutions
 
 

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.



Serviços e Plataformas Cloud