Tecnologias de Virtualização (PVM e HVM)

Introdução

Existem muitas confusões acerca deste assunto, aqui explicarei um pouco de cada um, e qual tecnologia é recomendada no momento de adquirir um serviço de Cloud na Amazon Web Services (AWS).

PVM (Parallel Virtual Machine)

PVM

O PVM, conhecido também como paravirtual, é uma tecnologia de virtualização, que consiste em virtualizar uma estação de forma “paralela”. Através dessa tecnologia o sistema operacional da estação sabe que está sendo virtualizado e utiliza recursos da máquina física hospedeira, melhorando assim a performance dos acessos aos recursos fisicos, como a rede. Abaixo algumas características dessa tecnologia:

  • Menos hardware para ser virtualizado, aumentando a performance.
  • Sistema Operacional virtualizado deve ser compativel com a tecnologia
  • Virtualização é feita a Nível de Kernel do Sistema Operacional.

HVM

(Hardware-assisted virtualization)
HVM

A tecnologia HVM, conhecida também como Full-Virtualization, nessa tecnologia a estação é virtualizada por completo, todos os dispositivos de hardware são virtualizados, o Sistema Operacional não reconhece que está sendo executado em uma estação virtualizada, e são utilizados drivers genéricos para todas os dispositivos virtualizados.

  • Sistema Operacional não precisa ser compativel com a tecnologia.
  • Emula um hardware independente do físico.
  • Perde performance no hospedeiro SO, pois todo hardware é virtualizado competindo por recursos

Qual escolher?

Isso é muito relativo ao seu ambiente, utilização e seu dia a dia, porém aqui vamos nos focar na AWS.
Na AWS é recomendavel utilizar o método HVM, pois apesar dos ganhos da PVM em relação a performance, o HVM amadureceu muito nos ultimos anos, acrescentou em seu código alguns dos beneficios da PVM como os drivers.
Além disso o suporte ao PVM na AWS é feito somente para hardwares de gerações passadas, como T1, C1, M1, M2. As novas gerações de máquinas instaladas nos datacenters da AWS são compatíveis somente com HVM, é o caso dos hardwares T2, I2, R3, G2, e C4. Além de um hardware mais moderno o valor/mês das instâncias com hardware HVM é mais barato que o hardware PVM, abaixo dois exemplos:

 

Instâncias com o Hardware m1.small possuem 1 núcleo de processador (2.40GHz) e 1,7GB de RAM, seu custo médio mensal é de U$32,21.

Instâncias com o Hardware t2.small possuem 1 núcleo de processador (2.50GHz) e 2GB de RAM, seu custo médio mensal é de U$19,04.

Instâncias com o Hardware t1.micro possuem 1 núcleo de processador (2.00GHz) e 0,6GB de RAM, seu custo médio mensal é de U$14,64.

Instâncias com o Hardware t2.micro possuem 1 núcleo de processador (2.50GHz) e 1GB de RAM, seu custo médio mensal é de U$9,52.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.