PIX arquitetura AWS: Sistema PIX na nuvem

Com os novos aplicativos e o surgimento de modelos de negócios digitais, os consumidores ganham poder de escolha. E, nesse contexto, empresas tradicionais passam a dividir espaço com novos protagonistas. Quanto maior a oferta, menor a fidelidade a uma marca, produto ou serviço.

Principais Desafios:

  • Regulamentação: Torna as trocas de dados obrigatórias, define as regras e força os players a competirem mais entre si.
  • Tecnologia: Será baseada em APIs, ou seja, em um conjunto de padrões de programações que permitem que sistemas diferentes interajam entre si.
  • Segurança: Os principais desafios no âmbito da segurança da informação são os roubos de identidade, a proteção de dados e a nova superfície de ataque que surge com esse novo cenário.
  • Cultura: Centralização, em um único ambiente, de todos os produtos e serviços de diferentes provedores, criando novas experiências.

O sistema Open Banking está dividido em quatro fases, com início no dia 30 de novembro de 2020 e término em outubro de 2021. Ele permitirá que o consumidor compartilhe seus dados com instituições financeiras regulamentadas, participantes desta iniciativa. Tal compartilhamento se dará via APIs, que possibilitam a integração dos sistemas com segurança, facilitando o intercâmbio de informações.

O intuito do Banco Central (BACEN), além de dar mais poder ao cliente, é aumentar a competitividade no mercado financeiro, encorajando a entrada de fintechs que possam oferecer produtos que, hoje, são majoritariamente oferecidos por bancos tradicionais. De acordo com o BACEN a iniciativa brasileira terá grande abrangência, quando comparada a outros sistemas de Open Banking no exterior.

Discutir sobre Open Banking também implica em tocar em outros assuntos relacionados como APIs, PIX e novos modelos de negócios bancários (BaaS – Banking as a Services e BaaP – Banking as a Platform).

Acompanhe nossa série de webinars e tire todas as dúvidas sobre o sistema PIX, Open Banking, APIS & Novos Modelos de Negócios para construção do Banco do Futuro com nossos especialistas da Mandic & AWS:

Como a Mandic pode ajudar seus clientes nesse desafio?

Com a chegada do sistema PIX e Open Banking e a mudança nas expectativas dos clientes, instituições financeiras deverão adotar soluções baseadas em nuvem como estratégia de negócios, pois, à medida que as operações de banco aberto se desenvolverem, a tecnologia de nuvem passará de útil a essencial.

Por isso, cada vez mais empresas do setor financeiro estão procurando a Mandic com o objetivo de escolher um parceiro que garanta uma análise completa do seu ambiente de TI, faça implantação de ações e estabeleça uma cultura DevOps fundamentada para sua empresa por meio de ferramentas e práticas da metodologia ágil e com total integração de processos, pessoas e cultura digital.

A missão da Mandic é fazer com que nossos clientes consigam ser ágeis, utilizando as melhores práticas DevOps por meio de infraestrutura como código, CI/CD, automação, monitoramento e segurança para alavancar o sucesso dos seus negócios. Nosso foco é aumentar as expectativas dos clientes e garantir que eles estejam no centro de tudo.

A Mandic, empresa do grupo Claranet, faz parte do AWS Partner Network (APN) com nível Advanced. É especializada em serviços profissionais em nuvem com ofertas que contemplam consultoria, implantação, migração e gerenciamento de cloud privada, pública, multicloud e híbrida. A companhia possui as principais certificações de qualidade, como ISO 20.000, PCI-DSS e é reconhecida como AWS Managed Service Provider (MSP) para auxiliar organizações a terem sucesso com a tecnologia AWS.

A arquitetura AWS aliada aos profissionais altamente qualificados e soluções DevOps da Mandic viabilizam não apenas a alta disponibilidade, escalabilidade, flexibilidade, agilidade, inovação, resiliência, mas também a continuidade dos negócios (business continuity) da empresa.

Arquitetura PIX AWS

Arquitetura PIX AWS
Referência: Vantagens da Arquitetura PIX na AWS

Confira mais sobre as nossas competências de DevOps em parceria com a principal nuvem pública de hiperescala do mundo: a AWS.

Saiba mais sobre nossas soluções AWS DevOps

Você também pode acessar o Blog da AWS para conhecer outros serviços:

Conheça os Cases de Sucesso Mandic específicas para o setor de bancos e finanças

Case: KOIN

Desafio:
Complexa interação com a plataforma de análise de crédito; tempo de resposta durante a análise de crédito; ambientes sensíveis de tecnologia e infraestrutura em nuvem.

Resultado:
Ambientes mais seguros; estabelecimento de uma cultura de devops; aumento da eficiência da arquitetura de TI; realização de deploys em segundos, sem intervenção manual.

Saiba mais

Case: Grão

Desafio:
Suportar o ritmo de crescimento acelerado; Garantia de disponibilidade aos clientes; Reduzir volume de trabalho para equipe focar no negócio.

Resultado:
Infraestrutura 100% baseada em código; arquitetura em microsserviços; sustentação do ambiente AWS; competitividade para a empresa.

Saiba mais

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.