Os 10 blogs que todo empreendedor deve seguir

Começar um negócio, principalmente para aqueles que nunca se aventuraram no mercado, é percorrer um caminho cheio de incertezas. Uma boa ideia e muita disposição para levá-la adiante são os primeiros passos dessa jornada, mas não são o suficiente: é preciso ainda estar bem informado para saber como planejar e iniciar as operações de uma startup com o mínimo de riscos.

Blogs de tecnologia startups

A internet é uma fonte que conta com contribuições de uma série de empreendedores, investidores e consultorias que compartilham seus conhecimentos e experiências em sites e blogs. Estes canais oferecem materiais como dados, cases, apresentações e gráficos para auxiliar na gestão de diversos tipos de empresas.

Neste post, separamos os dez blogs sobre startup que você tem que seguir para ficar por dentro de todas as novidades, tendências, tecnologias e práticas empresariais mais atuais. Veja só:

Abril Plug and Play

Abril Plug and Play: o blog da aceleradora de startups criada em parceria pelo Grupo Abril e a Plug and Play Tech Center, no Vale do Silício, trata dos principais temas que envolvem o processo de criação de uma startup: de marketing, métricas, vendas e investimentos a questões jurídicas. Em uma linguagem direta e fácil de entender, o blog dá exemplos de técnicas e metodologias que devem ser aplicadas para o desenvolvimento do negócio.

Endeavor

Neste blog, é possível encontrar artigos sobre o mercado, vídeos de entrevistas com especialistas, notícias sobre eventos e muitas dicas relacionadas a estratégias de crescimento, operações, finanças e gestão de startups. A Endeavor, organização de fomento ao empreendedorismo, auxilia na capacitação e networking para quem está começando. Destaque para a área de ferramentas, que reúne uma série de e-books que podem ser baixados gratuitamente.

Startupi

O que começou como um blog de notícias sobre negócios inovadores na web agora é uma espécie de plataforma de conhecimento para empreendedores. O Startupi apresenta informações sobre o mercado e muitas dicas para quem quer aplicar ferramentas tecnológicas, buscar investimentos e garantir mais inovação. O site também produz conteúdos com diferentes objetivos e em diversos meios e formatos, além de contar com uma área para divulgação de prêmios e editais voltados para startups.

Start.Up

Blog escrito por jornalistas do portal G1 especialistas em tecnologia. O canal publica notícias e análises sobre startups, além de destacar as empresas que apresentam os produtos mais inovadores e que estão despontando mais rapidamente. Seguir o Start.Up é importante para ficar por dentro das novidades do mercado e conhecer as principais tendências.

Start

O blog é alimentado pela jornalista Lígia Aguilhar, que além de apresentar notícias sobre o mercado e as iniciativas brasileiras, também acompanha os principais eventos do setor – como o TechCrunch Disrupt –, mostrando, de forma clara, conceitos que podem ser aplicados pelos empreendedores iniciantes. O blog ainda divulga ferramentas e cursos de gestão.

Planning, Startups, Stories

Não ter um plano de negócios é como caminhar por uma grande avenida com os olhos vendados”. A afirmação é de Tim Berry, fundador da Palo Alto Software, empresa que produz programas para ajudar empreendedores em seus planos de negócios. Em seu blog, ele dá dicas não só para quem quer começar como também para quem quer crescer. Ele conta o que aprendeu na prática e fala sobre como fazer um planejamento, calcular métricas, contratar pessoas, buscar recursos, entre outros temas ligados a startups.

Clarity

A Clarity é uma startup que atua como conselheira de mercado, conectando clientes com experts do mundo dos negócios, marketing, design e outras áreas. Em seu blog, apresenta o conteúdo de sua comunidade de especialistas e líderes influentes. Suas postagens contam com contribuições autênticas que enfatizam o lado emocional de começar um negócio. Este é um blog fundamental porque possibilita aprender com quem vivenciou o começo de uma empresa.

Startup Nation

Quando o assunto é empreendedorismo, este blog é um dos mais completos. Ele reúne mais de dois mil artigos que cobrem todas as áreas relacionadas à implementação de uma startup: como começar, ações para o crescimento da empresa, onde buscar recursos e como fazer parcerias. O blog conta ainda com a contribuição de vários tipos de empreendedores, assim como vídeos de conversas entre empresários relatando suas experiências e dando dicas.

Both Sides of the Table

Este blog é atualizado por Mark Suster, que, depois de ter sido empreendedor por um longo tempo, juntou-se à Ventures Upfront em 2007. Vale a pena acompanhar o blog justamente pela experiência de Suster nos dois lados do negócio: como empreendedor e como investidor. As postagens se concentram em empresas de tecnologia em estágio inicial e contam com ótimos insights através da interação de Suster, que está sempre respondendo aos comentários.

Steve Blank

Empreendedor do Vale do Silício, Steve Blank também leciona Empreendedorismo em várias universidades como Stanford e Berkeley, por isso suas postagens são a união perfeita entre teoria acadêmica e prática profissional. Foi ele quem desenvolveu a metodologia de Customer Development e lançou o movimento Lean Startup. Suas postagens apresentam lições úteis para todos os empreendedores.

E você? Onde costuma buscar informações úteis e dicas sobre a gestão de startups? Contribua para a nossa lista nos comentários!

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.