Enquanto você lê este artigo, 52.196 curtidas no Facebook, 694 fotos no Instagram, 4.608 buscas no Google e 5.700 tuítes serão registrados a cada segundo, de acordo com o site The Internet in Real-Time. E esses números da web são apenas uma fração do gigante volume de dados gerados pela sociedade da informação.
Interações nas redes sociais, pesquisas nos mecanismos de busca, sinais de GPS e outros sensores, transações de cartão de crédito e registro de outros inúmeros hábitos compõem um conjunto enorme de dados que chamamos de Big Data. Essas informações, quando organizadas, apontam as preferências de clientes e podem impulsionar os resultados de qualquer negócio. Isso porque as análises do Big Data indicam comportamentos do mercado, da concorrência e dos consumidores que são importantes para uma tomada de decisões mais assertiva. Mais do que contar com palpites, todo e qualquer gestor precisa de dados concretos para garantir o sucesso das suas ações. Saiba como o Big Data pode ajudá-lo a estruturar e entender o grande volume de informações do seu negócio.
Nas corporações, o estudo de dados relativos à empresa não é uma novidade. No entanto, até pouco tempo, eram considerados apenas os dados históricos (como número de vendas, receita, despesas e base de clientes). Além disso, as análises eram feitas de forma lenta em comparação à velocidade com que as decisões precisavam ser tomadas. A vantagem do Big Data aos negócios é que as informações processadas são baseadas em cinco Vs:
Por considerar esses cinco fatores, as análises do Big Data determinam a relevância entre os extensos volumes de dados, agregam valor às informações a partir dessa relevância e possibilitam que os gestores e empresários tomem medidas rápidas para lidar com os desafios do mercado na velocidade adequada. Afinal, dados não tratados e analisados em tempo hábil são inúteis, pois não geram respostas.
A cloud computing é um dos grandes aliados do Big Data. Isso porque o armazenamento das informações na nuvem facilita o processamento de um excessivo volume de dados e reduz bastante os custos com tecnologia.
Também são utilizados bancos de dados NoSQL e softwares capazes de processar informações em massa, como o Hadoop, que divide uma grande tarefa em tarefas menores e depois as combina para apresentar uma solução à tarefa maior, como, por exemplo, analisar padrões de usuários em sites de e-commerce para sugerir novos produtos a cada cliente.
Mas não basta armazenar e organizar as informações, é preciso compreendê-las para obter algum valor dos dados. A tecnologia ajuda a coletá-los e agrupá-los, mas é importante a figura do cientista de dados para consolidar tudo.
É ele quem vai transformar essas grandes quantidades de dados em ações práticas, descobrir afinidades e tendências por trás dos algoritmos e traduzir planilhas em insights, por meio de técnicas estatísticas, análises exploratórias e preditivas.
Para que o seu negócio não se perca no meio de tanta informação, você precisa armazenar os dados da empresa, lançando mão de recursos tecnológicos, e estudá-los por meio de técnicas de análises.
Seu empreendimento já conta com uma solução de Big Data? Então deixe aqui um comentário e conte como a análise das informações está contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio!
Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.