Entenda como o DevOps pode ajudar seu negócio

Pesquisas recentes mostram que entre os benefícios da implantação da metodologia DevOps destacam-se a diminuição dos custos com a infraestrutura; a velocidade para acelerar o time-to-market (tempo que um produto leva para ser lançado) em até 30%; uma importante redução de falhas de código que chega a 80%; e, principalmente, o aumento da satisfação dos clientes, que em última instância é quem paga a conta e, uma vez satisfeito, contrata novos desenvolvimentos.

Isso demonstra que, muito além de integrar as equipes de desenvolvimento e operação de uma companhia, a implementação dessas práticas de colaboração da cultura DevOps assegura também a entrega correta de software, o que está diretamente ligado à sobrevivência de um negócio nos dias atuais.

As empresas que optam por aproveitar os benefícios dessa nova forma de gestão experimenta ganhos relacionados à eficiência operacional, fluidez na comunicação entre equipes, redução de custos da TI e, consequentemente, uma melhora no índice de satisfação dos clientes internos e externos.  Assim, DevOps acaba sendo mais do que uma metodologia ou um conjunto de ferramentas. Ele assume o papel de ser uma nova mentalidade, calcada em conceitos e em passos para automatizar o processo de desenvolvimento tanto quanto possível.

Como o DevOps pode ajudar seu negócio

Abaixo, listei algumas melhorias impulsionadas pela cooperação entre os times de desenvolvimento de software e operação:

  • Integração entre áreas
  • Simplificação de processos
  • Automação de tarefas
  • Racionalização de processos
  • Modernização da TI da empresa
  • Estímulo à colaboração
  • Empoderamento dos times de TI
  • Elasticidade e escalabilidade

Para que tudo isso seja possível e aplicável,  existem alguns passos iniciais dessa jornada rumo à mudança de cultura organizacional. E os motivos são óbvios: não há como transformar uma realidade interna sem que crenças anteriores e limitantes sejam derrubadas e sem que haja condições favoráveis para o novo se instalar.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.