As pessoas estão sempre interessadas em analisar o status do seu servidor de aplicação, receber alertas, querem analisar consumo de memória, threads e outros recursos. Para fazer este monitoramento, existem algumas ferramentas disponíveis no mercado atulamente, porém a maioria exige algum esforço técnico de configuração. Vai aqui uma dica de como monitorar seu servidor de aplicação java sem muito esforço técnico.
Essa ferramenta não é a que irá lhe trazer mais detalhes da sua JVM, porém atende a demanda em muitos casos.
A ferramenta é o java-monitor, um projeto criado e mantido pelo Kees Jan Koster o qual tive o prazer de conversar algumas vezes por e-mail.
No meu exemplo estou utilizando uma instância EC2 na AWS com linux Amazon, então crie sua instância e faça um acesso SSH, caso já tenha o seu servidor, OK, basta acessá-lo.
No exemplo, estou usando o Jetty na versão 9, fiz o download no link. Caso vá utilizar o Jetty 9, a versão do JDK precisa ser a 1.7, então execute o comando:
yum install java-1.7.0-openjdk -y ; yum remove java-1.6.0-openjdk -y; java -version
Crie seu usuário no site do java-monitor através do link
Uma vez autenticado, terá ao seu lado direito o botão “download probe”, isso significa que você fará o download do pacote .war de monitoramento já atrelado ao seu usuário do painel.
Baixe o arquivo e copie para dentro do seu servidor/instância onde está o seu servidor de aplicação.
Descompacte o arquivo com o comando: unzip java-monitor-probe.zip
Entre na pasta com o comando
cd java-monitor-probe
Copie o arquivo jar para dentro da pasta de bibliotecas
cp java-monitor-plugin.jar ../jetty-distribution-9.0.5.v20130815/lib/.
Copie o arquivo war para dentro da pasta de conteúdo web
cp java-monitor.war ../jetty-distribution-9.0.5.v20130815/webapps/.
Reinicialize o seu servidor de aplicação e então ao entrar no painel do java-monitor, irá ver o seu servidor já sendo monitorado.
Concluímos o quão simples é para monitorarmos um servidor de aplicação java de forma simples e rápida.
Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.