Neste último sábado (18/05) ocorreu o DEV in Sampa 2013, um evento sempre muito legal pra quem gosta de desenvolvimento. Pude encontrar com alguns amigos e conversar com bastante gente, num clima bem mais descontraído que a média dos eventos por aqui. Um dos papos mais interessantes foi sobre home-office e a importância de dar aos profissionais as melhores condições possíveis para que eles produzam bem num time.
As palestras foram bem interessantes:
Criando WebComponents com WillJS (Marcelo Manzan)
Nessa palestra o Marcelo falou sobre o WillJS, um framework JS que ele criou para otimizar algumas operações de front-end, como a inclusão de widgets e componentes de front-end em geral e suas dependências. O framework consegue gerenciar melhor as dependências incluídas e evitar conflitos de versão.
A palestra do Tony foi bem legal por abordar algo cada vez mais importante e mesmo assim pouco conhecido pela maioria dos profissionais: a certificação digital e sua aplicação. Ele discutiu vários modelos de uso de certificados, arquitetura de segurança e organizações certificadoras.
Ferramentas de Desenvolvimento com Boa Usabilidade: é possível? (André Willik Valenti)
A palestra do André foi uma das que eu mais gostei, abordando ferramentas de desenvolvimento e a dificuldade habitual em usar muitas delas, por motivos variados. Documentação ruim e inconsistente, APIs complexas e pouco intuitivas, dificuldade na configuração inicial para uso. Ele dá sugestões de como a ferramenta/componente deve ser posicionar quanto às características de sua utilização, dizendo casos adequados para uso, casos inadequados e o caminho suave para iniciar. Além disso, ele sugere exemplos mais cativantes e menos repetitivos nos tutoriais 🙂
AudioLazy: DSP em Python expressivo e em tempo real (Danilo J S Bellini)
A palestra mostrou o AudioLazy e como processar vários sinais de áudio em Python. Na graduação em Engenharia Eletrônica eu cheguei a usar bastante os DSPs eletrônicos para vários processamentos de áudio e vídeo, e na época eu programava-os em C. Foi legal ver com fazer algo semelhante em Python, e relembrar um pouco a parte matemática da coisa 🙂
Bang.sh – Bash Script no Velho Oeste (Gustavo Dutra)
A palestra do Gustavo foi bem legal também, mostrando o Bang.sh, uma ótima iniciativa de padronizar shell scripts e prover um framework que facilite a gestão de scripts mais complexos. O Bang.sh propõe uma forma de modularizar shell scripts, passar parâmetros, operadores mais intuitivos, entre outras coisas.
Criando APIs com Ruby on Rails (Nando Vieira)
A palestra do Nando abordou algumas práticas interessantes para construir APIs com Rails, removendo coisas desnecessárias, mas fazendo uso de vários benefícios já disponíveis com Rails.
Data Visualization – Transformando Informação em Conhecimento (Gilmar Gulmier)
Programação para Nintendo 8 bits (Guto Maia e Klaus Silveira)
Esta parecia bem interessante, mas tive que sair um pouco mais cedo e não consegui assistir 🙁
Além do ótimo conteúdo técnico, houve muitos papos legais e descontração, como o Tino jogando Super Mario 3 🙂
Para fechar, ainda fui sorteado e ganhei o livro de Web Mobile do Sérgio Lopes, que certamente vou devorar em breve. Se você ainda não foi ao Devinsampa, fica a dica: não perca ano que vem!
Até a próxima então pessoal!
Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.