Ideias inovadoras surgem sem parar e, consequentemente, nascem também novas empresas em diferentes setores do mercado. Todas têm como meta alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Quando isso não acontece, não significa necessariamente que a empresa é um fracasso, essa pode ser a oportunidade para pivotar, ou seja, mudar.
A pivotagem pode ser feita através da definição de um novo público ou até mesmo mudança no modelo de negócios. O fundamental é reconhecer o momento certo para a pivotagem, criando assim novas estratégicas, que tem como objetivo alcançar resultados concretos.
Você sabe a importância de pivotar, ação corriqueira no mundo das startups? Fique de olho, pois essa ação pode salvar seu negócio!
Sempre! O planejamento estratégico é muito importante tanto na hora de abrir uma empresa como na hora de pivotar. Por isso, antes de mudar a página, analise e trace um planejamento cauteloso do mercado para evitar novos erros. Afinal, se a equipe da startup falhou uma vez, há algo que precisa ser reajustado. O que aconteceu? Como alterar para chegar ao sucesso? Mãos à obra e capriche no estudo prévio do mercado e no planejamento.
Um correto planejamento para a pivotagem, garante ações importantes como:
Se o cliente não compra ou está insatisfeito com o produto ou serviço oferecido é hora de mudar. Faça uma nova pesquisa de mercado e localize seu erro. Pode ser que a concorrência esteja melhor ou até mesmo que o marketing da marca promete mais do que é possível entregar.
O grande objetivo de uma startup é encontrar a melhor solução para um problema no mercado, ou seja, a necessidade de se adaptar ao mundo dos negócios criando produtos verdadeiramente úteis e criativos. Para isso, é essencial uma boa ideia ou até mesmo atualizar uma ideia esquecida no fundo da gaveta.
No caminho, pode ser que a boa ideia não seja tão bem aplicada. Nesse contexto, mais uma vez a pivotagem entra em cena. Uma nova estratégia de apresentação, lançamento e distribuição do serviço pode ser capaz de levar à startup ao sucesso.
Mesmo que seu modelo de negócios esteja indo de vento em popa, pode ser que ele não seja sustentável. Um crescimento acelerado precisa de boas bases de planejamento e de recursos financeiros para garantir a segurança. Portanto, se esforce em verificar as métricas e o andamento da estratégia para perceber se há necessidade de uma pivotagem. Um saldo positivo momentâneo nem sempre é o ideal: os resultados bons devem seguir no longo prazo.
Se o custo de aquisição de clientes (CAC) for maior que a receita gerada, tem algo errado na sua empresa. Além disso, mesmo que a empresa já lucre um pouco mas tenha um número de CAC alto, isso deve ser revertido. Não podemos esquecer que a startup passa por uma fase de adaptação, portanto, mudanças devem ser operadas. Pode ser que uma pequena mudança seja necessária, mas outras vezes, é preciso pivotar, revolucionar o negócio.
Pelo contrário, a pivotagem é a oportunidade que você tem de mudar e se adaptar ao mercado. Pense na pivotagem como um recomeço para adaptação de um novo público ou para um diferente seguimento de mercado. É a melhor forma de encontrar o caminho certo para o seu negócio.
Vale lembrar que pivotar é bem diferente de ajustar. Pode ser que o produto precise de uma otimização, o marketing está no caminho errado, enfim. Pivotar é uma ação muito mais geral que altera a base operacional da startup: como ela atua no mercado.
Já traçou um planejamento para sua empresa mas pretende mudar? Já tentou pivotar?
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