Um novo banco de dados na nuvem, baseado em grafos, está disponível publicamente após o lançamento limitado do ano passado. Batizado de Amazon Neptune, possibilita aos clientes gerenciarem seus bits de dados em um modelo de grafos – uma estrutura semântica baseada em nós e propriedades.
A Amazon gerenciará esse serviço de banco de dados em grafos na AWS e os clientes não precisarão realizar operações como manutenção, correções, backups e restaurações. Além disso, o serviço está amplamente disponível, com réplicas de leitura, recuperação point-in-time, backup contínuo para o Amazon S3, replicação em Zonas de Disponibilidade (AZ) e suporte à criptografia de dados em repouso e em trânsito.
O serviço de banco de dados em grafos AWS Neptune:
“À medida que o mundo se torna mais conectado, os aplicativos que navegam em conjuntos de dados grandes e conectados são cada vez mais importantes para os clientes. Temos o prazer de oferecer aos clientes um serviço de banco de dados em grafo de alto desempenho que permite aos desenvolvedores consultar bilhões de relacionamentos em milissegundos usando APIs padrão, facilitando a criação e a execução de aplicativos que funcionam com conjuntos de dados altamente conectados”, comemora Raju Gulabani, VP de Databases, Analytics e Machine Learning na AWS, a respeito do serviço.
Vale ressaltar que o Neptune não é o único banco de dados baseado em grafos totalmente gerenciado na nuvem. A Microsoft, por exemplo, disponibilizou o Cosmos DB no ano passado após o Build 2017. No entanto, o Cosmos DB suporta mais modelos, incluindo documentos, tem mais conceitos de consistência e suporte a particionamento. Já com o Neptune, os clientes da AWS podem criar e consultar bancos de dados baseado em grafos para vários casos de uso, incluindo detecção de fraudes, redes sociais e recomendações.
O Amazon Neptune está atualmente disponível nas regiões Leste dos EUA (Norte da Virgínia), Leste dos EUA (Ohio), Oeste dos Estados Unidos (Oregon) e UE (Irlanda), sendo que a Amazon planeja expandir para as demais regiões no próximo ano. Detalhes de preços podem ser obtidos aqui.
Fonte: InfoQ
Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.