Atualmente, todo empreendedor deve se familiarizar com as possibilidades que a tecnologia pode oferecer. Entre algumas facilidades decorrentes do crescimento do setor de comunicação mobile, está o desenvolvimento de aplicativos (apps), importantes para a expansão de seus negócios.
Por meio de apps, profissionais liberais mostram seu trabalho, administram suas redes de contatos e se comunicam instantaneamente com seus clientes. Além disso, empresas com aplicativos próprios aumentam sua credibilidade e demonstram que estão atualizadas e inseridas no universo da tecnologia mobile. Por isso, reunimos aqui as principais informações que você precisa ter em mente ao escolher o desenvolvedor ideal para o app de sua empresa:
A internet e o networking ainda são os melhores meios para você encontrar o desenvolvedor ideal de seu aplicativo. Na web, é possível verificar o feedback deixado por outros clientes, o conhecimento em informática de cada desenvolvedor, eventuais reclamações. Essas informações também podem ser encontradas por meio de outros empreendedores, por isso é importante acionar seu networking na hora de buscar esses serviços.
No momento das negociações, seja claro quanto a suas expectativas em relação ao tipo de suporte técnico oferecido: haverá assistência posterior à entrega do app? Qual será sua participação no processo? Durante quanto tempo? Envolvendo qual tipo de serviço técnico? Se você souber a resposta para todas essas perguntas antes de fechar o serviço com um desenvolvedor específico, poderá realizar a melhor escolha, aquela que leve em consideração todos os benefícios e custos eventuais do projeto.
Para que a escolha de um desenvolvedor seja ideal, é necessário que você tenha em mente exatamente o tipo de aplicativo que pretende criar, especialmente em relação ao público-alvo, às funcionalidades, aos aplicativos concorrentes e aos objetivos comerciais de seus negócios.
Dependendo da linguagem técnica necessária (especificidades de cada programa, interação com outras plataformas e sistemas operacionais), da complexidade das tarefas (sistemas de login, opções de pagamento e segurança de transações) e dos atributos do aplicativo, a escolha do desenvolvedor deverá levar em consideração o portfólio de trabalhos já realizados. Sua experiência é fundamental para conseguir aplicativos adequados e funcionais.
Se você tiver a oportunidade de ouvir o feedback sobre o trabalho do desenvolvedor, não deixe de fazer isso. É importante que você busque informações de outros empreendedores sobre o histórico de entregas, o cumprimento de prazos e a capacidade daquele desenvolvedor absorver as demandas de serviço. De nada adianta pronto-atendimento no momento anterior à contratação se o desenvolvedor desaparece na fase de criação e implantação do aplicativo mobile.
Nesse momento, vale avaliar a organização e comprometimento do desenvolvedor. Quanto mais definições, etapas e prazos ele tiver, mais chance do app sair como esperado.
Uma dica é a contratação com prazos mais favoráveis à implantação de seu projeto. Escolha desenvolvedores que possam trabalhar com grande antecedência e, caso ocorram imprevistos, que eles não prejudiquem seus prazos de marketing e implementação do aplicativo.
Essas são as informações fundamentais que qualquer empreendedor deve observar quando escolher o desenvolvedor de seu aplicativo mobile. Acompanhe nosso blog, comente nossos posts e mantenha-se atualizado!
Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.