Armazenamento de dados: Qual a melhor opção para seu negócio?

As novas demandas de negócios e o aumento exponencial no volume de dados armazenados nas empresas pressionam os gestores da área da computação a desenvolverem novas soluções em infraestrutura de TI com o objetivo de conseguir melhorias, como redução de custos, agilidade no acesso aos dados, além da simplificação dos sistemas utilizados.

Nesse cenário, alguns modelos de armazenamento de dados estão ganhando força no mercado para o gerenciamento de dados, especialmente pela força do Cloud Computing. Mas é preciso entender melhor como cada tecnologia funciona e qual é o melhor modelo para o seu objetivo.

Armazenamento de dados: Qual a melhor opção?

A tecnologia de infraestrutura convergente reúne os diferentes elementos de infraestrutura que alimentam a TI, como servidores, dispositivos de armazenamento de dados, funções de sistemas de rede, virtualização, software de gerenciamento, orquestração e aplicativos. O armazenamento convergente é mais rápido, pois os dados estão próximos e disponíveis a qualquer momento.

Os benefícios incluem menor custo para executar as aplicações, redução no tempo de implementação da infraestrutura e mais simplicidade e rapidez no gerenciamento. Além disso, as organizações podem escolher ofertas baseadas em software, que agregam os investimentos de infraestruturas dos clientes em um ambiente convergente virtual. Por outro lado, a infraestrutura convergente tem limitações de crescimento.

Outro tipo de serviço de armazenamento é o Storage, no qual o dado fica armazenado em um hardware externo, tendo que passar pela rede para chegar ao seu destino, o que faz com que o processo demore um pouco mais.

Esse modelo contempla toda a infraestrutura de hardware necessária para processar as aplicações de negócios de uma empresa e é destinado principalmente a projetos e empresas que produzem grandes volumes de dados e não têm controle fixo sobre o crescimento destes. Dessa forma, o Storage apresenta a principal vantagem de escalonamento simplificado.

A tendência é que com a explosão contínua dos dados e os avanços na tecnologia, mais opções irão surgir impulsionadas principalmente pela demanda dos usuários por soluções de armazenamento e gerenciamento inovadoras e sustentáveis.

O ambiente de cloud computing demanda uma alta performance, segurança e escalabilidade. Há empresas especialistas capazes de oferecer os dois tipos de estrutura, personalizando o tipo de serviço de acordo com as necessidades de cada cliente. Após definir qual é o volume de dados e seus objetivos, é hora de procurar um especialista que indique o caminho a ser tomado e crie estratégias para garantir a performance do seu negócio.
 
Por Luiz Gigante, gerente de Tecnologia na Mandic Cloud Solutions.
 

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.



Serviços e Plataformas Cloud